Aposentado e pensionista: Perdeu seu sono? Você tem descontos no seu benefício que parecem intermináveis?

Você não está sozinho!!!

Você aposentado e pensionista possui algum desconto no seu benefício? Sabe do que se trata esse desconto? Foi olhar o extrato não sabe o que está pagando? Já paga há vários anos e o desconto não para de vir? Não consegue mais dormir tranquilo? Talvez tenha se tornado vítima de algum banco, mas existe uma luz no fim do túnel. 

Muitos aposentados e pensionistas estão sendo vítimas de alguns bancos que ao fazerem o empréstimo consignado também incluem um valor a mais de desconto que fica por vários anos chamado de cartão de crédito consignado, aparecendo no extrato de pagamento como “RMC”. 

Caso tenha esse desconto sem saber, o aposentado e pensionista pode estar sendo lesado, sendo possível pedir a devolução do seu dinheiro e também indenização por danos morais.

O aposentado e pensionista passou por várias dificuldades antes de conseguir o seu tão sonhado benefício, pois foram vários documentos que necessitou juntar, aguardar por vários anos, insistir de todas as formas e modos e quando consegue o seu suado salarinho ainda passa por várias humilhações, quando são descontados valores que nem sabe do que se tratam, diminuindo muito a sua condição já precária para conseguir sobreviver. 

Após trabalhar por vários anos, pagar cada centavo em dia de contribuição, vem o tão sonhado benefício, mas com valor bem menor que sempre recebeu sendo necessário buscar os bancos para fazer empréstimo afim de conseguir sobreviver. 

O aposentado e pensionista sem condições de quitar os seus débitos ou necessitando de dinheiro para conseguir conquistar seu sonho, agora com um salário abaixo do valor que recebia quando estava trabalhando precisa buscar um empréstimo junto ao banco. 

Nesse momento, inicia mais um drama na vida do agora aposentado ou pensionista. 

O banco oferece um empréstimo consignado para você aposentado ou pensionista, informado que pagará de maneira tranquila, sem sustos e em vários meses, com parcela pequena. 

Logo o aposentado ou pensionista começa a desconfiar que o empréstimo não acaba mais, mas fica sem saber o que fazer pois o banco busca o lucro. 

Nesse momento que muitos aposentados e pensionistas ficam sabendo que estão pagando um valor indevido, algo que nunca contrataram. 

Alguns bancos quando o aposentado ou pensionista vai contratar o empréstimo se aproveitam da situação difícil pela qual está passando, com dificuldade para honrar suas dívidas e colocam junto um chamado cartão de crédito consignado, iniciando um desconto que passa a ser feito sem data para finalizar, parecendo que vai ficar para sempre, algo interminável. 

São vários os aposentados e pensionistas vítimas dessa pratica ilegal dos bancos que não informam o que estão oferecendo, passando a descontar até 5% do seu benefício sem data para parar de descontar. 

Para verificar esse desconto é muito fácil. Basta ter a senha meu inss ou meu gov, adentrar no sistema meu inss, retirar o seu extrato de pagamento do mês e ver se tem algum desconto de “RMC”, que é como o cartão de crédito consignado aparece na folha. 

Esse desconto fica por vários anos sem sequer o aposentado ou pensionista ver, pois não tem data para parar de descontar, parecendo algo interminável. 

Sabe-se que muitos aposentados e pensionistas estão passando por dificuldades de pagar a luz, água, telefone, internet e até mesmo de conseguir fazer as suas compras no mercado, pois os preços aumentaram assustadoramente, enquanto alguns bancos estão lucrando com valores que descontam indevidamente todo o mês. 

Não são poucos os aposentados e pensionistas que são reféns dos bancos, pois estão endividados e nem sabem o que de fato estão pagando, se esse valor descontado mês a mês é correto, deixando muitos em situação difícil, passando por momentos que jamais imaginaram. 

Quando verificado esse desconto e o aposentado e pensionista não ter recebido qualquer informação a respeito dessa contração por parte do banco, possível entrar com ação judicial para cessar os descontos, a devolução do dinheiro e pagamento de indenização por danos morais. 

Muitos Tribunais de Justiça, a exemplo o Tribunal de Justiça de Santa Catarina já reconhecem que os bancos abusam dos aposentados e pensionistas, descontando indevidamente valores dos seus benefícios, diminuindo a sua condição de compra, deixando-os em situação de miséria, condenando os bancos a pagar indenização por danos morais de até 10 mil reais (notícia vinculada no site https://www.tjsc.jus.br/web/imprensa/-/banco-e-condenado-por-desvirtuar-intencao-de-cliente-idosa-e-impingir-lhe-prejuizo).  

Sendo vítima desse desconto indevido pode o aposentado ou pensionista buscar a Justiça para garantir o seu direito de ver excluído o desconto indevido no seu benefício e o pagamento de indenização por danos morais.

Caso tenha dúvida e queira saber mais entre em contato através do whatsapp.

Clique para falar com um advogado

A Gregório & Ognibene Advogados Associados atende pelo whatsapp de maneira simples e descomplicada com total atenção e respeito. 

Para mais informações sobre o escritório ou falar com um especialista,

entre em contato diretamente através de nosso WhatsApp

Clique no botão abaixo:

Compartilhe:

Últimos Artigos: